Visitantes

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído: palestras enfocam impactos na saúde e meio ambiente

ENSP, publicada em 27/04/2010

Em referência ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, 28 de abril, a Sociedade Brasileira de Acústica realiza duas palestras sobre Medição de ruído segundo a Norma Brasileira 10151 e Impacto do ruído sobre a saúde e meio ambiente no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A coordenadora do Serviço de Audiologia da ENSP, Márcia Soalheiro (Cesteh), será uma das palestrantes.

As palestras serão realizadas no auditório do Inmetro às 13 horas. A ideia central, de acordo com os organizadores, é discutir a utilização da NBR 10151 e ainda os efeitos do ruído sobre o ser humano e meio ambiente.


A campanha surgiu há quinze anos, e o tema de 2010 será a conscientização da população quanto ao ruído e aos problemas oriundos da exposição a ele. Serão sessenta segundos de silêncio, entre 14h25 e 14h26, para destacar o impacto do ruído, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre esse problema que atinge as populações.

A participação é livre, mas cada participante deverá levar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para as vítimas das chuvas de abril. O número de vagas é limitado, e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2235 1011 e/ou pelo endereço eletrônicosobrac@acustica.org.br.

Confira os palestrantes:

Marco A. Nabuco de Araujo
Doutor em Engenharia Mecânica
Chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos - Inmetro
Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica - Sobrac

Márcia Soalheiro
Doutora em Fonoaudiologia
Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz

Marta Ribeiro do Valle
Doutora em Arquitetura
Coordenadoria de Saúde do Trabalhador da Fiocruz