Visitantes

terça-feira, 23 de novembro de 2010

I Seminário sobre assistência estudantil

I Seminário sobre assistência estudantil

Início: 
 29 Novembro, 2010
Término: 
29/11/2010
Categoria: 
 Palestra
Participação da EEFD: 
Sim
BRUNO FRANCO - JORNAL DA UFRJ
brunofranco@reitoria.ufrj.br
Estão abertas as inscrições para o "I Seminário sobre assistência estudantil da UFRJ," que será realizado no dia 29/11, no auditório Professor Horácio Macedo (Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.  No evento, organizado pela Divisão de Assistência ao Estudante (DAE), da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), será discutida a ampliação das condições de permanência e conclusão dos cursos de graduação por parte dos estudantes, envolvendo a comunidade acadêmica da UFRJ em um debate aberto nacionalmente pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo governo federal em 2008.
O PNAES gerou um aumento de demanda por iniciativas de assistência estudantil. Para fazer frente a essa demanda, sete novas assistentes sociais foram contratadas pela UFRJ, via concurso público, em 2008, ampliando a sobrecarregada equipe da DAE. A Divisão vem traçando, desde então, o perfil socioeconômico dos beneficiários das políticas de assistência estudantil da universidade, em estudo coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Com o seminário - que será realizado das 8h às 17h -, a expectativa da DAE é discutir as mudanças em curso na UFRJ com a democratização do acesso aos seus cursos de graduação e o intercâmbio de experiências de assistência estudantil com outras universidades federais.
O número de vagas é limitado e quem desejar participar deve se inscrever pelo e-mail dae@pr1.ufrj.br
A programação do evento pode ser conferida no site da DAE.