Visitantes

terça-feira, 22 de março de 2011

EVENTOS ACADÊMICOS NA PUC RJ


IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas
11, 12 e 13 de maio de 2011Campus da PUC-Rio - Auditório do Rio Datacentro (RDC), PUC-Riomostrar...
fechar XO Laboratório da Representação Sensível (LaRS), do Departamento de Artes e Design, da PUC-Rio, criou e mantém há alguns anos um Simpósio anual onde procuramos discutir criticamente os limites do campo do design, através da proposta de temáticas situadas nas fronteiras do design e em suas interfaces com outros campos, especialmente dentro da área das Humanidades. A nona edição do Simpósio do LaRS, ao remeter à obra de Foucault, busca promover o debate sobre as relações entre palavras e coisas a partir do estudo do objeto em sua atuação como produtor de sentido. Em atenção a Roland Barthes quando afirma: o Ocidente umecta todas as coisas com sentido (O império dos signos), vamos além dos objetos da linguagem para pensar as coisas do mundo como signos. O tema estimula também o debate, no campo do design, acerca da relação entre teoria e prática nas suas formas de produção e uso. Envio dos artigos completos até 30 de março de 2011.
O Direito das Mulheres
30 de março de 2011, das 19h às 21h30Residência João XXIII - Rua Bambina, 115 - Botafogomostrar...
fechar XO Direito das Mulheres O CL apresenta no dia 30 de março, um evento com o objetivo de examinar a violência que estigmatiza a mulher e a crescente banalização da agressão em particular nos dias de hoje. O encontro pretende debater o episódio Sakineh Mohamadi Ashtiani (o apedrejamento como ato de justiça), a mulher adúltera do Evangelho de João (textos Bíblicos), a crise da masculinidade (origens da hegemonia masculina) e a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) . Valendo-nos do destaque dado pela mídia ao episódio de Sakineh, falaremos das nossas mulheres e de seus direitos. O evento será realizado em Botafogo, na Residência João XXIII (R. Bambina, 115), no horário das 19h às 21h. O investimento único é de R$10,00 (pode ser pago na hora e será conferido certificado de participação) Palestrantes: Adolfo Borges professor do Departamento de Direito da PUC-Rio Wania Santanna Historiadora, ex-Secretária de Direitos Humanos do RJ, pesquisadora das relações raciais. As inscrições devem ser realizadas previamente pelo telefone(21) 3527-2010, pelo e-mail sespiritualiloyola@puc-rio.br ou pelo formulário no site.
VII PLE-RJ - Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro
Nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2011Campus da PUC-Rio - Auditório do RDCmostrar...
fechar XOs interessados em apresentar trabalhos devem enviar um e-mail para plerjvii@yahoo.com.br com ficha de inscrição no assunto. A ficha deve ser preenchida e enviada para o mesmo e-mail até o dia 15 de abril. Pode-se participar do evento sem apresentação de trabalho.