Visitantes

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Saúde da Família: novo mestrado abre inscrições

ENSP, publicada em 19/05/2011
Até o dia 7 de junho, estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Este novo curso da ENSP, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, tem a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovação na atenção primária à saúde na cidade do Rio de Janeiro, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e a rede municipal de saúde. Este mestrado está sob a coordenação da pesquisadora da ENSP Elyne Montenegro Engstrom.

Com total de 22 vagas, o curso é dirigido exclusivamente para os profissionais da área de Saúde - médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, fonoaudiólogos, profissionais de educação física - que atuam na Estratégia de Saúde da Família e apoio matricial às Equipes de Saúde da Família no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Estão aptos a concorrer às vagas profissionais que atuem como servidores públicos ou contratados em regime de CLT nessas áreas específicas.



Seu principal objetivo é sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS), com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e contribuam para o fortalecimento do SUS. Em suas linhas de ação estão: o desenvolvimento de competências para realizar a Gestão do Cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; o desenvolvimento de competências para realizar atividades de Educação em Saúde (preceptoria, educação permanente, metodologias de ensino e aprendizagem) no âmbito da ESF; o desenvolvimento de competências para a Produção de Conhecimento em Serviços de Saúde; entre outros.

O mestrado, que tem início previsto para 1º de setembro de 2011 e término em agosto de 2013, integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, uma iniciativa acadêmica reconhecida pela Capes/MEC. O período de duração máxima do curso é de 24 meses, desenvolvido em turma única, com o máximo de 22 e mínimo de 16 alunos.

A seleção ocorrerá de 29/6 a 3/8 e será realizada por uma comissão formada por docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública (PPGSS-SP/ENSP/FIOCRUZ) e se dará em três etapas: a primeira, eliminatória, constituída de prova de inglês. A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em prova de conhecimentos específicos. A terceira e última etapa será uma entrevista, de caráter classificatório. O resultado final será divulgado em 5 de agosto na Plataforma Siga. Vale lembrar que informações não serão fornecidas por telefone.

Para mais informações, os interessados devem acessar o edital aqui ou por meio da Plataforma Siga, em www.sigass.fiocruz.br, no link Inscrição, em Saúde Pública ENSP. Para fazer a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico, também disponível na Plataforma Siga, que, posteriormente, deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via Correios (Sedex 10), junto com os documentos exigidos.