Visitantes

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Gramsci Histórico Seminário Internacional Comemorativo dos 120 anos de Nascimento de Antonio Gramsci – UniRio, 23-24 de agosto de 2011


Apresentação
São inúmeras e freqüentes as análises e alusões que Antonio Gramsci (1891-1937) faz em relação à História ao longo dos Cadernos do Cárcere. Elas referem-se tanto à História, no sentido de processo vivido pela Humanidade, como no sentido de atividade intelectual que visa o conhecimento desse mesmo processo. Conhecimento que, além de seu valor inerente, próprio à atividade do historiador, do filósofo e do cientista social, tem uma dimensão política, transformadora, ao menos em parte, da própria História. Foi nessa dimensão que o revolucionário italiano empenhou toda sua vida. Para Gramsci, conhecer a História era passo essencial para transformar a História, não como mero ato de vontade do grande líder político ou de genialidades individuais, mas como processo protagonizado e produzido pelas grandes massas de homens e mulheres, a partir de condições dadas, objetivas.

Realização
UNIRIO, Programa de Pós-graduação em História, Grupo Gramsci e a Modernidade, MAST e PUC-Rio.

Local
Auditório Paulo Freire – Av. Pasteur, 458 – UNIRIO

Apoio
FAPERJ, Instituto de Cultura Italiana, Editora Civilização Brasileira.

Programação
Dia 23
10-10:30h: Abertura
10:30-11:30h: Conferência de Abertura:
Carlos Nelson Coutinho (UFRJ)
Atualidade de Gramsci
14-17:00h: Mesa 2: Teoria e Política
Fabio Frosini (Università di Urbino – Itália)
Tra superamento del parlamentarismo e lotte sociali: la funzione del diritto e le dinamiche del potere nell’analisi gramsciana del fascismo e del comunismo sovietico (Entre a superação do parlamentarismo e as lutas sociais: a função do direito e as dinâmicas do poder na análise gramsciana do fascismo e do comunismo soviético)

Giovanni Semeraro (UFF)