Visitantes

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Começa a Semana da Pessoa com Deficiência - em Resende

Começa a Semana da Pessoa com Deficiência
Atividades serão realizadas em diferentes locais até o dia 27
  Foto: Cloves Alves-AcomPMR
O evento vai abordar as questões que envolvem a pessoa com deficiência
RESENDE
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza de hoje até o dia 27 a Semana Educacional da Pessoa com Deficiência. A cerimônia de abertura será às 8h30min, com apresentação do coral da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio, seguido da palestra A importância da Libras na educação das pessoas surdas, proferida pela professora Emeli Marques Costa Leite, mestra em Educação, e o professor Alex Curione.
Durante a semana as atividades acontecerão em diferentes locais, com palestras voltadas para profissionais da Educação, pais e responsáveis por alunos da rede municipal portadores de deficiência, além de apresentações de corais de escolas públicas e atividades de esporte e lazer.
De acordo com a secretária de Educação, Soraia Balieiro, o objetivo é estimular o debate sobre a importância da inclusão social para esse segmento da população, possibilitando ampliar as ações voltadas à promoção humana e à inclusão da pessoa com deficiência. “A inclusão da pessoa com deficiência é uma das prioridades do governo. Uma das demonstrações concretas nesse sentido foi o lançamento do programa Gente Eficiente, ocorrido em maio deste ano, que tem como objetivo oferecer atividades esportivas nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futebol, atletismo, dança e natação aos cidadãos portadores de necessidades especiais”, declara. O programa Gente Eficiente conta com uma equipe multidisciplinar responsável pela realização das atividades e o acompanhamento dos atletas. A equipe é formada por cerca de 50 profissionais, entre professores de Educação Física, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, médicos, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais.
PROGRAMAÇÃO
A Semana Educacional da Pessoa com Deficiência será retomada segunda-feira, às 18h30min, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), com a palestra Acessibilidade, ministrada pelo arquiteto Wellington Kneip, secretário de Urbanismo e Arquitetura, e Rodrigo Franciuli, psicólogo da Avape. No dia 24, às 18h30m, na quadra da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), apresentação do coral da Avape e a palestra Como transformar o erro em acerto? – estratégias de intervenção para otimizar o conhecimento dos nossos alunos, com Jaime Zorzi, fonoaudiólogo especializado em distúrbios da comunicação.
No dia 25, às 9 horas, na Escola Rompendo o Silêncio, apresentação do coral da unidade escolar; palestra Inclusão: mais do que um desafio escolar, um desafio social, ministrada por Jairo de Paula, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL); dia 26, às 13 horas, no Parque Tobogã, Atividades de esporte e lazer com crianças e adolescentes portadores de deficiência, com a participação dos seus responsáveis; e dia 27, às 14 horas, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende (Aciar), palestra sobre o tema A importância da família no processo de desenvolvimento social das pessoas com deficiência. A palestra será ministrada pela pedagoga empresarial Rosaly Azevedo.