Visitantes

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VIII Jornada Internacional sobre a Violência contra as Crianças - 16 e 17 de setembro, das 09h às 18h,

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), do Instituto de Psicologia da UERJ, promoverá nos dias 16 e 17 de setembro, das 09h às 18h, a VIII Jornada Internacional sobre a Violência contra as Crianças - Teoria e Prática.  

O evento faz parte do Projeto de Capacitação e Treinamento para o trabalho com crianças vítimas de violência e será realizado no 9° andar, Auditório 91 - Pavilhão Reitor João Lyra Filho. As inscrições poderão ser feitas na sala 10.026 - Bloco E - às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 10h e também no primeiro dia do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 2334-0033/2334-0108/2334-0707


No dia 24 de outubro, às 14 horas, na sala 10.030, 10 andar, Bloco F, UERJ, Campus Maracanã, será realizada a oficina do Projeto de Extensão Treinamento e Capacitação para o Atendimento Psicoterápico a Vítimas de Violência no evento UERJ Sem Muros. 


A entrada é franca! 

O objetivo desta oficina é conscientizar e informar a crianças entre 9 e 11 anos sobre o problema "a violência e o abuso sexual contra crianças". Este é um assunto muito mais comum do que as pessoas pensam, e causam traumas que permanecerão para sempre na afetividade das vítimas. Este Objetivo será alcançado através da realização das seguintes atividades:

Resumo da atividade:

Será apresentado um conto "O corajoso André" para uma leitura silenciosa. Este conto está adequado para crianças com mais de 9 anos, e apresento o tema "Maus tratos e abuso sexual contra criança" e, após a leitura apresentaremos um questionário para que estas manifestem suas idéias sobre o que leram.

Haverá então um debate sobre o tema com a participação dos estagiários e dos alunos. Em seguida será apresentado um banner sobre "Bullying" e novamente havera uma discussão sobre o tema "A violência na escola".

Será então desenvolvida uma atividade de fechamento com a elaboração de um desenho - seguindo as regras do jogo do rabisco de Winnicott.